fbpx

Conheça Celso Ramos – SC




Sua história

Em 1934 chegaram as primeiras familías que construíram uma casa e deram o nome de Acampamento, próximo a hoje cidade. Estas famílias foram: Ernesto Comim, Ricieri Comim e Francisco Grassi, João Ambrósio, Máximo Ambrósio, Almarino Suppi, Angelo Primo Grassi. Em 25 de janeiro de 1936 foi construída a primeira capela, passando a ser chamada de Capela São Paulo Apóstolo, que deu o nome à localidade de Colônia São Paulo. As dificuldades eram muitas, principalmente no abastecimento de viveres. Mas, com o passar dos tempos foram superadas.

Colonização: A colonização se deu em 1936, quando foram sendo adquiridas as primeiras áreas de terras. Ano em que outros moradores, parentes dos aqui existentes, partiram de suas terras de origem, Criciúma, Urussanga e de suas adjacências, vieram em busca de melhores condições de vida: pois, dizia-se que a terra era próspera. Em 1939, um número maior de família deixaram suas origens e vieram em busca de riqueza. Nesta época chega ao núcleo urbano a estrada estadual.

Primeiras Atividades: Foram desenvolvidas atividades agrícolas, onde predominava o plantio de milho e feijão. Foram instaladas, em 1939, três casas de comércio, uma serraria e uma sapataria.

Criação do distrito de Celso Ramos

Pertencentes ao Município de Lages, em 1957, através da Lei n° 145/57, de 14.12.1957, foi elevado à categoria de Distrito, passando a chamar-se de Celso Ramos, em reconhecimento ao ex-Governador do Estado “Dr. Celso Ramos”. Em 1961, com a elevação do Distrito de Anita Garibaldi, a categoria de Município, Celso Ramos passou a pertencer ao novo Município.

CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO: O Município de Celso Ramos foi criado pela lei nº 7.585, de 26 de abril de 1989. Sua instalação se deu em 01 de janeiro de 1990.

Clique aqui para ver a galeria de fotos antigas da cidade

 

Atrativos turísticos da cidade

 

Furnas

A principal furna é a do Brechó na qual circulam várias lendas. Uns dizem que elas eram usadas por jesuítas para esconderem-se dos portugueses. Outros afirmam que foi local de violentas lutas entre espanhóis e portugueses no Período do Tratado de Tordesilhas. Em relação exclusivamente da Furna do Brechó, pesquisa-se a possibilidade de haver uma ligação subterrânea com uma outra furna no RS.

 

Cascata da Furna

Possui 43 m de altura e fica em frente a uma furna. Cascata em Lageado da Atafona – possui 22 m e fica próxima a cascata da furna. Cascata Pouso dos Tropeiros – possui 24 m de altura. Cascatas do Lageado Ellas – são duas quedas, uma com 20 m e outra com 60 m de altura. Cascata do Lageado Nossa Senhora de Lourdes – várias quedas d’água chegando a 65 m.

 

Sitio Roncador

Pista de Motocross, café da manhã e muitas outras atividades.

 

Paróquia São Paulo Apóstolo

A história da paróquia São Paulo Apóstolo está bastante ligada com a história do município de Celso Ramos, SC. Por volta do ano de 1936, aqui começaram a chegar os primeiros imigrantes de origem italiana vindos de Criciúma, Urussanga e de demais municípios daquela região. Sendo pessoas que traziam na sua bagagem as raízes culturais e religiosas, logo de início tomaram a iniciativa de formar uma comunidade e escolheram como padroeiro São Paulo Apóstolo, passando está a chamar-se Comunidade São Paulo Apóstolo. Na época da colonização esta região pertencia a Lages, mais tarde passou a ser município de Anita Garibaldi. No dia 01 de março de 1998, foi então instalada a Paróquia São Paulo Apóstolo, sendo confiado o trabalho pastoral sob a coordenação dos PADRES CAVANIS, que aqui permaneceram até o dia 06 de fevereiro de 2004, quando então estes trabalhos foram assumidos pelos PADRES DIOCESANOS. No ultimo final de semana do mês de julho, na paróquia temos a Festa do Colono e Motorista, em honra a Sant’Ana e São Cristóvão. É a maior festa da comunidade. Sant’Ana foi escolhida como a segunda padroeira da comunidade e São Cristóvão por ser o padroeiro dos motoristas, pois em nossa cidade existe um grande número de caminhoneiros e também na nossa economia esta baseada na agricultura.

Fonte do texto e das imagens: Prefeitura de Celso Ramos – SC

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *